quarta-feira, 22 de abril de 2009

XADREZ.

Você, assim como eu, imaginava que jogar xadrez era pra gente muuuito especial, inteligentíssimo, instrospectivo, solitário e definitivamente não era pra você???? Pois o professor de educação física Eduardo Quintana Sperb desmitifica tudo isso. Segundo ele o xadrez para crianças desenvolve o raciocínio lógico, a visão espacial e a concentrção. No adulto os benefícios também são grandes: propicia por exemplo, a concentração na operação de uma máquina, na matemática aplicada no dia a dia, na receita do bolo, na proporção do cimento com a areia, dirigir e estacionar ( visão espacial). E êle sabe das coisas, é diretor pedagógico da confederação brasileira de xadrez escolar e árbitro da federação catarinense confederação do Brasil e Fide.
Tem um site com todas as informações sobre o Xadrez..vai lá e confere: eduardoqs.wordpress.com

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dor mandibular?? Tem tratamento.


Dor de cabeça, de ouvido, dor na face e no pescoço, você sabia que pode ser uma DTM?

Esta sigla quer dizer Disfunção Temporomandibular, quando a estrutura que liga a mandíbula ao crânio apresenta algum problema.

Ficamos abendo disso ao recebermos hoje no programa, o Dr. Eduardo Machado cirurgião dentista, graduado em Odontologia pela UFSM e pós graduado em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pela Universidade Federal do Paraná. Segundo a especialidade, dores ao mastigar,ruídos na mandíbula também são sintomars desta disfunção. O tratamento das DTM pode ser feito também com uma ajuda multidisciplinar onde atuarão otorrinolaringologistas, neurologistas ou reumatologistas. Identificar os sintomas (dor durante a mastigação, barulho ao abrir a boca, cansaço dos músculos ao abrir e fechar a boca, dores de cabeça e ouvido e na própria mandíbula) e procurar ajuda são os primeiros passos para recuperar a alegria de viver sem dores mandibulares. É possivel, sim. Que bom. Obrigada Dr. Eduardo pelas informações que vão ajudar muita gente. E você, amigo ouvinte-internauta, pode acessar o site de nosso entrevistado e saber mais obre o assunto: http://www.eduardomachado.net/ ou seu telefone 223.17.80.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

PÁSCOA.

Hoje é sexta feira santa, a sexta da Paixão, quando relembramos o martírio de Jesus e sua crucificação. Atitudes tradicionais deste dia se perdem no tempo; minha mãe conta que no seu tempo era um dia de orações, falar baixinho, não se podia olhar no espelho (eu fora, amo espelhos) fazer serviços domésticos e muito menos comer carne vermelha.
Sinceramente? Acho tudo isso desnecessário..Jesus iria adorar que neste dia (e em muitos outros do ano) praticássemos uma boa ação como: levar uma criança carente pra almoçar conosco, visitar um asilo, levar uns livros aos apenados e comessemos peixe sempre que possível, é saudável e menos gorduroso que a carne vermelha. Muitos se empanturram de peixe hoje e só voltam a comê-lo na próxima sexta feira da Paixão, vê se pode! Mas o bom deste feriado também foi a visita da jornalista Ana Marta Moreira Flores, eu dividi a bancada do programa Espaço Aberto com minha querida amiga e ex produtora do programa, matei a saudades. Beijos amigona, volte mais vezes.