segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Oscar 2007 - os premiados!



Ana Marta encarna a "A Rainha", em homenagem à Helen Mirren, ganhadora do Oscar de melhor atriz, tudo para você saber mais sobre a premiação de cinema mais famosa do mundo.

Seguem os vencedores dos Academy Awards!

Direção de arte: O Labirinto do Fauno
Maquiagem: O Labirinto do Fauno
Curta de animação: The Danish Poet
Curta-metragem: West Bank Story
Edição de som: Cartas de Iwo Jima
Mixagem de som: Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho
Ator coadjuvante: Alan Arkin por Pequena Miss Sunshine
Longa de animação: Happy Feet - O Pingüim
Roteiro adaptado: Os Infiltrados
Figurino: Maria Antonieta
Fotografia: O Labirinto do Fauno
Efeitos visuais: Piratas do Caribe: O Baú da Morte
Filme estrangeiro: A Vida dos Outros (Alemanha)
Atriz coadjuvante: Jennifer Hudson por Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho
Documentário de curta-metragem: The Blood of Yingzhou District
Documentário de longa-metragem: Uma Verdade Inconveniente
Trilha sonora: Babel
Roteiro original: Pequena Miss Sunshine
Canção: Melissa Etheridge por Uma Verdade Inconveniente
Montagem: Os Infiltrados
Atriz: Helen Mirren por A Rainha
Ator: Forest Whitaker por O Último Rei da Escócia
Diretor: Martin Scorsese por Os Infiltrados
Filme: Os Infiltrados, de Martin Scorsese

Revista e História

Bebeto Badke trouxe na última quinta-feira em seu comentário semanal, música e história da cidade. Bebeto trouxe a revista "Lanterna Verde", da década de 40, em que se publicava desde a programação cinematográfica a comentários de acontecimentos locais.

De acordo com Badke, a abordagem dada nesta revista, é ao mesmo tempo pioneira e atual. Já naquela época os apoiadores (patrocinadores) sabiam da importância dos veículos de comunicação. A capa da revista traz uma atriz da cidade, valorizando os talentos locais.


A trilha sonora desta semana ficou por conta do cantor Ney Matogrosso junto com a banda carioca Pedro Luís e a Parede. Segundo a jornalista Leisa Ribeiro, Pedro Luís e a Parede já são uma demonstração de criatividade, e, desta vez, eles se juntaram a Ney Matogrosso para inovar um pouco mais. Vagabundo é o nome do CD que reúne a banda carioca com um dos maiores intérpretes da Música Popular Brasileira.

sábado, 17 de fevereiro de 2007

Preparação para o Oscar


Nossa cinéfila de plantão, Ana Marta, traz as novas do mundo do cinema!

O Academy Award mais conhecido como Oscar é a festa do cinema mais esperada no mundo.
No entanto ela não é uma premiação "mundial". Ela premia - majoritariamente - os filmes produzidos nos Estados Unidos por ser uma premiação norte-americana.
Muitas vezes se ouve: "Ora, que pena! nenhum filme brasileiro foi indicado ao Oscar!". Na verdade, isso é muito comume não é motivo de tristeza. O Oscar não é necessariamente um selo de qualidade. Muito filmes brasileiros são reconhecidos em outros festivais (na Europa, por exemplo);mas o mais importante é saber reconhecer nossa sétima arte aqui mesmo, no Brasil.

Enquanto o Festival de Gramado não chega, um dos mais importantes Festivais de Cinema do país, esperamos o Oscar, que acontece já no próximo dia 25, em sua 79º edição.




Vamos aos indicados a Melhor Filme:


Babel: Desta vez, o diretor de 21 Gramas (2003) e Amores Brutos (2000) conta quatro histórias que acontecem no Marrocos, Tunísia, Mexico e Japão. O filme começa com uma tragédia, envolvendo um casal recém-casado em férias, ligada de forma sutil às outras histórias desenvolvidas no filme.
Gênero: Drama
Lançamento: 19 de Jan, 2007




Os Infiltrados: O longa mostra a rivalidade entre a polícia de Boston e uma gangue de traficantes de drogas de origem irlandesa. Um dos bandidos é escolhido para se infiltrar no grupo de policiais, enquanto que um oficial é destacado para ser informante dentro da gangue.
Gênero: Drama
Lançamento:
10 de Nov, 2006
Lançamento DVD: Jan de 2007




Cartas de Iwo Jima: O filme conta a história da batalha de Iwo Jima, travada entre soldados do império japonês e do exército norte-americano, durante a Segunda Guerra Mundial. A narrativa se desenvolve pelo ponto de vista dos soldados japoneses que participaram do conflito.
Gênero: Drama
Lançamento: 16 de Fev, 2007



Pequena Miss Sunshine: Uma família está determinada a ver sua filha mais nova vencendo um concurso de beleza. Para isso, todos atravessam os EUA dentro de uma Kombi para participar do evento.
Gênero: Comédia Dramática
Lançamento: 20 de Out, 2006






A Rainha: Após a morte da princesa Diana, a rainha da Inglaterra, Elizabeth II (Helen Mirren), se vê diante de um impasse: ela terá de lutar contra velhas tradições reais se não quiser perder o carinho de seu povo. O primeiro-ministro Tony Blair (Michael Sheen), recém-eleito na época da tragédia, terá a difícil missão de mudar a visão da rainha, que não aceita as divergentes e modernas opiniões de Blair, principalmente em relação às providências que deve tomar para o funeral de Lady Di.

Salete Barbosa na TV!



Não se preocupem...Salete Barbosa não está deixando o Rádio!

Ela participou do Programa Claudemir Pereira Café, apresentado pelo jornalista e colunista, Claudemir Pereira. Além de Salete foram convidadas Vera Jackes, jornalista e Mara Kunzler, publicitária.
O bate-papo dos comunicadores vai ao ar na semana que vem!
O programa Café vai ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 21h, pelo canal 20 da NET.



quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Turismo, Internet e Partimpim


Bebeto Badke comentou nesta quinta-feira sobre o lançamento do site de turismo da cidade. Ele comentou da fácil navegação e da falta que fazia um endereço único que reunisse muitas informações sobre a cidade.

No entanto, junto com a conquista de um espaço online, a questão da exclusão digital que muitos santa-marienses se encaixam é um problema significante. Acesso gratuito à internet em Santa Maria são contados nos dedos, embora existam muitos lugares com acesso rápido a um custo não elevado.
Bebeto comentou ainda que em cidades francesas - onde ele morou cerca de cinco anos - o acesso à internet é ainda mais restrito: ou as pessoas têm seu próprio computador em casa ou não têm acesso, pois as lan-houses ou cyber cafés são raridade por lá.



E como de costume, Badke trouxe para acompanhar seu cometário - já com ritmo de carnaval, uma canção interpretada pela cantora gaúcha Adriana Calcanhoto: "Lig-Lig-Lé".
Adriana "Partimpim", interpreta essa marchinha carnaval escrita por Paulo Barbosa e Oswaldo Santiago, em 1937.



terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Medicina Ortomolecular discutida no Espaço Aberto


A nutricionista funcional, Isabel Costa Beber, especialista em medicina ortomolecular esclareceu dúvidas e orientou os ouvintes sobre o benefício desta ciência. Ela concedeu a entrevista através do convite feito pela Drª Gláucia Ustra Soares, diretora da Redede Farmácias de Manipoulação Nova Derme, na foto à direita.

Segundo Isabel, Medicina Ortomolecular é o ramo da ciência cujo objetivo primordial é restabelecer o equilíbrio químico do organismo. Este acerto (orto=certo) das moléculas se dá através do uso de substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais ou aminoácidos. Estes elementos, além de proporcionarem um reequilíbrio bioquímico, combatem os radicais livres.*

Para saber mais ou marcar uma consulta com Isabel Costa Beber, ligue: 55 3221 3848



*fonte: www.http://www.highway.com.br/users/akatz/ortomol.htm

65 anos de Rádio Imembuí





A pioneira.
Não é preciso dizer mais nada da Rádio que leva informação e entretenimento há 65 anos para as empresas e lares de Santa Maria e Região.

Parabéns a todos: ouvintes, técnicos e comunicadores!

>> No mínimo, mais 65 anos pela frente!






quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

A volta de Bebeto Badke

Comentarista do Programa há alguns anos, o jornalista e professor - entre muitas outras nomeações - Carlos Alberto Badke, o Bebeto, volta todas as quintas-feiras ao Espaço Aberto.



Como profissional sempre ativo e informado, ele trará sua visão e idéias sobre os acontecimentos - e não-acontecimentos - da cidade e do mundo para sua casa.



Na última quinta-feira, ao som da cantora Elza Soares, Bebeto comentou sobre as novelas - em especial as da Rede Globo, que detém o maior número de espectadores - além de falar sobre a talentosíssima cantora carioca filha de uma lavadeira e de um operário, Elza Soares.

Fala-se muito na superficialidade e irrealidade em que se encontram as novelas brasileiras. No entanto, segundo Bebeto, talvez seja este o real objetivo: apenas entreter a população.


Milhares de pessoas trabalham uma dezena de horas por dia, e quando chegam em casa, não querem pensar na sua própria vida. E sim, se distrair com a ficção - realidade bem maquiada - das tramas novelescas.

>> Bebeto voltará na próxima quinta-feira! >>


Quer saber mais? escreva-nos: imembui.espacoaberto@gmail.com

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

O Rádio vai ao Cinema!

Encontros e Desencontros - Todos querem ser encontrados.
Lost in Translation - Everyone wants to be found.

Estreando oficialmente os comentários sobre Cinema, nossa produtora, Ana Marta Moreira Flores, abordou o tema e o filme "Encontros e Desencontros" (Lost in Translation), de 2003.

Sinopse
Em plena Tóquio se conhecem um ator consagrado e a esposa de um fotógrafo que só pensa em trabalho. Juntos eles vivem diversas aventuras na cidade. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original.

Comentário
"O elenco conta com o veterano Bill Murray e a reconhecidíssima Scarlet Johansonn. Escrito e dirigido por Sofia Coppola, vencedora do Oscar de melhor direção.

A trama do filme é calma e silenciosa. Exige do espectador delicadeza e bom senso. Um filme hollywoodiano que se aproxima da realidade: diálogos realistas, fatos realistas. Uma história atemporal. Uma amizade quase incondicional que acontece pelo único fato de Bob (Murray) e Charlotte (Johansonn) serem dois ocidentais perdidos na capital japonesa. Leve e denso ao mesmo tempo. Recomendação cega".
Extras do filme
Trilha Sonora que não se pode perder!
“Just Like Honey”, The Jesus and Mary Chain;
"More Than This", mais conhecida na versão da banda 10.000 Maniacs, mas é cantada no filme em um karaokê na voz de Murray.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Cachorrinhos famosos!


Quem abriu a contracapa do Diário de Santa Maria de hoje, teve a oportunidadede conhecer Artur e Olívia: os cachorrinhos da apresentadora Salete Barbosa!



De acordo com o jornal:
"Salete Barbosa enviou a foto principal da contracapa de hoje. O flagrante revela a amizade, até na hora de dormir, entre o boxer Artur e a pequena vira-lata Olívia".


Confira
aqui as fotos dos outros bichanos famosos!

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Eventos da Semana

Confira os eventos mais importantes em Santa Maria nesta semana!

CARNAVAL DA CIDADANIA
Data: 09/02
Horário: 21h
Local: Cohab Tancredo Neves
Promoção: Prefeitura Municipal de Santa Maria
Fone: 55 3222 6464 / 3222 8300
E-mail: cultura@santamaria.rs.gov.br

ESCOLHA DA RAINHA E PRINCESAS DO CARNAVAL DAS ESCOLA DE SAMBA E DA CORTE DAS ENTIDADES SOCIAIS DE SANTA MARIA 2007
Data: 10/02
Horário: 21h
Local: Centro Desportivo Municipal
Promoção: Prefeitura Municipal de Santa Maria
Fone: 55 3222 6464 / 3222 8300
E-mail: cultura@santamaria.rs.gov.br


FESTA EM HONRA A SÃO PAULO*
Data: 11/02
Local: Centro Comunitário da Colônia de Banhados - Distrito de Santa Flora
Horário: 8h às 20h
Promoção e Organização: Sub-prefeitura, Conselho Distrital e Conselho da Comunidade da Colônia de Banhados
Fone: 55 3221 8100
Oração a São Paulo:
"Ó São Paulo, vós que cumprindo a vontade de Deus, manifestada por vozes de anzjos, de espada em punho, vos lançastes a luta por Deus e pelo povo Hebreu e Gentio, ajudai-me a perceber no meu íntimo, as aspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e a minha pátria. São Paulo, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Que nem opressões, nem ameaças e nem processos me obriguem a recuar, quando estou com a razão e a verdade. São Paulo, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me. Amém".