quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Não dê chance para a Dengue!


Esteve presente durante esta semana no Programa Espaço Aberto, o diretor da Vigilância de Saúde de Santa Maria, Jaime Rosalino. Ele informou dos cuidados que todos devemos tomar para previnir a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.
A semana de Combate à Dengue começou dia 13 - segunda-feira - e termina dia 18 - sábado.
No sábado ocorrerá uam dramtização para conscientizar dos perigos da dengue, durante todo o dia , na Praça Saldanha Marinho.

Como prevenir a dengue? clique aqui.

terça-feira, 14 de novembro de 2006

O que é o Dia Mundial de Diabetes?


O Dia Mundial de Diabetes é a mais importante Campanha integral mundial de informação sobre o Diabetes. Ele foi criado em 1991, como meio de aumentar a conscientização global sobre esta doença e chamar a atenção do público para suas causas, sintomas, complicações e tratamento. Hoje, este evento mobiliza mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, entre crianças e adultos, portadores ou não de Diabetes, profissionais de saúde, tomadores de decisão e a mídia.

Ontem e hoje, no programa Espaço Aberto, estiveram presentes uma equipe de saúde, que conta com uma nutricionista - Sandra Torrico, da Secretaria Municipal de Saúde - , enfermeira - Maria Elisete, que trabalha com prevenção de hipertensos, diabéticos e ostomizados na Secretaria Municipal de Saúde e endocrinologista, Adriane Coelho. A equipe especializada em diabetes esclareceu as dúvidas mais comuns dos ouvintes, além de trazer dicas de prevenção de diabetes tipo 2. (na foto, Salete com Maria Elisete e Adriane Coelho)

Dê uma olhada nos principais sintomas, segundo a
Associação Nacional de Assistência ao Diabético

A doença só se manifesta pelo aparecimento de vários destes sinais e sintomas, ao mesmo tempo.
- Urinar muitas vezes, durante o dia e a noite e em grande quantidade.

- Sede exagerada
- Obesidade
- Perda de peso
- Ter muita fome
- Desânimo e fadiga fáceis (cansaço)
- Piora da visão - Furúnculos frequentes
- Cicatrização difícil e infecções de pele
- Impotência sexual

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Consciência Negra

No Programa desta quinta-feira, dentro do espaço dedicado ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, esteve presente a integrante e coordenadora da Sociedade Afro de Resistência e Força (SARF), Sirlei Barbosa.
Ela comentou sobre os projetos e eventos que serão realizados na Semana da Consciência Negra. O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil, dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de
Zumbi dos Palmares, em 1695.
Ainda dentro da temática do Negro, o Programa Espaço aberto lembra que neste sábado, no Cineclube Unifra (Rua dos Andradas, 1416) será reapresentado o documentário "Pérola Negra", a partir das 16h e logo após será exibido o longa metragem, Billy Elliot.
O documentário "Pérola Negra" foi produzido por Ane Paulon, Fernanda Machado, Kellen Höehr, Kerlin Zimmer e Vanessa Ayres Pires, alunas do curso de Jornalismo da Instituição. O documentário reúne depoimentos feitos por meio de pesquisa histórica sobre o Clube Treze de Maio, conhecido por unir negros na cidade, desde a época da Viação Férrea. Entre os entrevistados, o Maestro Setembrino.

terça-feira, 7 de novembro de 2006

Pet Táxi ?



A novidade na cidade. Precisa que seu bichinho de estimação vá ao veterinário?

Chame um táxi!

Isso mesmo. Uma mototaxi adaptada para çevar seu bichano aonde quer que seja - dentro da cidade - já está a disposição en Santa Maria.

O pioneiro, Everson Silva, esteve presente no Espaço Aberto desta terça-feira.

Para contratar os serviços basta ligar para (55) 3026 0400 ou (55) 9948 3302. E boa viagem!

Vera Pinheiro


Surpresa.
Visita inesperada. Hoje recebemos uma antiga colega da Rádio Imembuí: Vera Pinheiro. Atualmente, Vera mora em Brasília e escreve semanalmente pra o Jornal A Razão.

Nas palavras dela mesma, escrito no seu blog (que a partir de hoje também está no nosso blog!):

"Todas as vezes que venho a Santa Maria (RS), onde estou hoje, eu me abasteço de abraço, de afeto e de bem-querer. Retorno, ainda que por tempo escasso, ao convívio de pessoas que são minhas amadas e que me alegram o coração quando as vejo. Na paisagem reencontro o meu passado. Nos rostos conhecidos, a felicidade de estar junto. Depois volto para casa com sensação de completude, alma lotada de alegria e de trocas boas".

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Cinema Brasileiro em Santa Maria


por Ana Marta Moreira Flores (miuxapop@gmail.com)
Que o cinema feito no Brasil está entre os menos populares entre nós brasileiros, não é novidade. Outra verdade, é que nosso cinema - assim como nossa cultura - só será corretamente valorizada se nós dermos o devido valor. Parece muito comum só reconhecermos o trabalho dos brasileiros assim que eles são valorizados por outros países. A iniciativa deve partir de nós mesmos.
Em cartaz nas salas de Santa Maria, está o filme "Muito gelo e dois dedos d`água", uma comédia de Daniel Filho. Diferentes de comédias-pastelão, este filme traz uma temática universal. Poderia acontecer aqui ou no Japão, o que cativa mais público. Saiba mais em www.2dedosdagua.com.br

Sinopse (fonte: www.epipoca.com.br)
Louca comédia romântica, no estilo cartoon, que combina toques de humor negro e hilariantes perseguições policiais. Tudo é temperado com uma trilha sonora que inclui os maiores hits brasileiros dos anos 1980. A abertura, em animação, usa elementos de ''Os Simpsons'' e ''South Park''.
Onde está passando?
No Monet Plaza Shopping - Sala 1 (Avenida Fernando Ferrari 1483 - Centro - Telefone: (055) 2210337 )
Horários: 15h, 17h, 19h, 21h
Classificação: 14
Duração: 98 minutos